quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROJETO O QUE CABE NO MEU MUNDO? RESGATANDO VALORES NA ESCOLA


 
“Minhas verdades mudam com o tempo,
meus valores não”.
Tema:  Valores
Público Alvo:  2º ano ensino fundamental
Duração: 2 aulas

JUSTIFICATIVA
Rever e discutir os problemas cotidianos em sala de aula, de ação individual e coletiva que impedem o bom desenvolvimento do processo educacional. A escola tem o objetivo de busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania. Para um bom resultado de trabalho docente é necessário haver união entre todos os funcionários da escola buscando cultivar em nossos alunos o hábito de refletir sobre valores.

OBJETIVO
Promover reflexão ampla sobre os valores e incentivar a prática desses valores no dia-a-dia escolar, multiplicando as oportunidades do sentir, do agir, do escolher e de comunicar deixando cada aluno mover-se na conquista de si mesmo.
Que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

1.      AMIZADE             
2.      HUMILDADE                 
3.      GENTILEZA                        
4.      PERSEVERANÇA              
5.      RESPEITO                          
6.      RESPONSABILIDADE     
7.      GENEROSIDADE             
8.      SOLIEDARIEDADE
9.      HONESTIDADE
10.  JUSTIÇA


DESENVOLVIMENTO


§  Trabalhar com a coleção de livros :  O QUE CABE NO MEU MUNDO – Kátia Trindade
§  Relatar experiências vividas.
§  Conversas.
§  Pesquisas.
§  Elaboração de textos espontâneos.
§  Mudança de hábitos.
§  Construção de regras.
§  Fatos do dia-a-dia ( jornais, rádio, tv,.)
§  Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
§  Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
§  Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.


PROCESSO

  • Ä  Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
  •  Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
  •  Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança..
  • Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
  •   Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.
  •   Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo. 
  •   Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinho.
  • Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
  •  Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
  • Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
  •  


METODOLOGIA

Produção de slides fazendo uso de hiperlink.


AVALIAÇÃO

Deve ser realizado uma avaliação no decorrer das atividades, sem atribuir valor numérico e sim conduzido pelos professores para extrair aquilo que aconteceu durante as atividades e injetar novos estímulos positivos à experiência individual e coletiva.

Ética: Valores que definem o que:
• Quero• Posso• Devo
Porque nem tudo que eu quero eu posso,
Nem tudo que eu posso eu devo e
Nem tudo que eu devo eu quero !


Autores: Bartira Elisa Tomazini
                Claudia Maria Bischoff












Nenhum comentário:

Postar um comentário